sábado, 11 de abril de 2009

Trabalhando o Meio AMbiente e os 5 ERRES

I- INTRODUÇÃO:

O tema Meio Ambiente foi escolhido em razão de ser uma preocupação Mundial, nossa intenção é conscientizar os alunos de 4º série entre 09 e 10 anos sobre o consumo consciente, coleta seletiva de lixo, a valorização de produtos com embalagens recicláveis, até mesmo alertá-los sobre a escovação do dente sem deixar a torneira aberta.
E fazer com que os alunos aprendam a pratica do reaproveitamento de materiais que normalmente são jogados fora, em busca de uma qualidade de vida melhor e para a preservação do meio ambiente como um todo.

Plano de Aula./ Seqüência didática.

Tema: Meio Ambiente

Título: Cinco ERRES

Local: Sala de aula (escola)

Série: 4º ano

Tempo estimado: Três aulas

Objetivo: Disponibilizar aos alunos o conhecimento dos cinco pilares da sustentabilidade.
Material Necessário: Canetinhas hidrográficas, cartolinas, revistas, tesoura, material reciclado da própria escola.

(Obs.: Este trabalho feito em equipe de alunos, também é possível que a professora faça uma filmagem e depois disponibiliza em um vídeo, com o consentimento dos responsáveis).
Componentes: Professor e equipe de alunos.
Justificativa: É necessário que a criança tenha consciência dos riscos que a poluição causa ao planeta e a própria saúde individual e de cada sujeito.Com isto conhecer e reconhecer a importância dos cinco erres, ajuda a modificar as atitudes de cada sujeito. De acordo com os PCN’S, Temas Transversais-Meio Ambiente notamos que o aluno seja capaz de compreender a cidadania como participação social e política e saber se posicionar de maneira crítica, agir com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva.
É importante que o professor disponibilize informações para seus alunos, para que então possa ter no processo de aprendizagem a construção do conhecimento em equipe.
Enfim o trabalho de Ed. Ambiental, ao ser colocado em prática, irá facilitar ou ajudar este aluno a ter consciência global das conseqüências causadas pelo homem a natureza e ele (aluno), como sujeito em construção saberá se posicionar como cidadão a está situação constrangedora.

Desenvolvimento:

1ª etapa. Iniciar uma atividade com uma roda de conversa ou um debate para o conhecimento do assunto. Após assistir ao vídeo “Poluição” retirado do Youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=JupeUd1b-0U
Outras opções, caso o vídeo saia do ar:
http://www.youtube.com/watch?v=_zxhH0yY0xw

2ª etapa. Trazer informações de revistas e jornais, para disponibilizar cartazes na escola.

3ª etapa. Ensinar o reaproveitamento de materiais, através dos cinco pilares de sustentabilidade.
1-Reduzir: a geração de lixo.
2-Reutilizar: os bens de consumo.
3-Reciclar: devolver o material usado ao ciclo da produção.
4-Repensar os hábitos de consumo e descarte de material.

4ª etapa. Com os materias reciclados os alunos poderão construir diversos artesanatos, brinquedos educativos possibilitando a eles a construção em artes.

5ª etapa. Publicar todo esse projeto em um blog criado pelos alunos com auxilio da professora, colocar fotos dos trabalhos manuais feitos com lixo reciclado, abrir um fórum para que a comunidade participe, tirando sua duvidas e dando dicas.

OBS: essa é uma atividade que sem dúvida tem grande importância em ser realizada através do blog pois é uma forma do trabalho ser divulgado para o maior numero de pessoas possível. Além de ser uma forma de valorizar o trabalho e emprenho dos alunos, fazendo com que eles sintam e vejam a importância dessa conscientização em relação ao meio ambiente.
Avaliação: Será continua de acordo com o proceder do projeto durante os três dias ou cronograma marcado.

Um comentário:

  1. Olá, navegando pelos blog ambientais encontrei vocês e gostei muito da abordagem simples dada as prática educacional ambiental. Tomei a liberdade de me associar aos seguirdores. Um abraço e nos visite.

    ResponderExcluir